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Temas Contemporâneos Transversais para um futuro de mais alternativas

Como utilizar seu dinheiro, cuidar de sua saúde, usar novas tecnologias digitais, desenvolver iniciativas no mundo do trabalho, cuidar do planeta em que vive, pensar a vida nas cidades, entender e respeitar aqueles que são diferentes e quais são seus direitos e deveres…tudo isso são objetivos dos Temas Contemporâneos Transversais propostos pela Base Nacional Comum Curricular – BNCC. São assuntos que conferem aos TCTs a condição da contemporaneidade, porque estão na ordem do dia dos debates para a formação de um mundo melhor.

Por isso também são temas que podem atrair o interesse dos estudantes, porque têm relevância para o momento histórico. E são também temas que atravessam áreas de conhecimento, não estão presos a uma ou a outra, mas que, pelo contrário, ligam estas áreas e as tornam complementares, correlatas.

A transversalidade é então um agente provocador na prática pedagógica, promovendo a superação de compreensões fragmentadas da realidade, que levariam a comportamentos, movimentos e atitudes desarticuladas das reais demandas e problemas dos tempos atuais. A transversalidade é o caminho aberto para reconhecer relações de toda natureza e extrair delas o melhor para as conquistas pessoais e coletivas.

A função dos Temas Contemporâneos Transversais é contextualizar o ensino, para formar um estudante cada vez mais preparado para reconhecer a relevância dos temas e circunstâncias de seu contexto social e histórico, para uma atuação contextualizada e competente, no sentido de promoção da cidadania.

Segundo o que aponta a BNCC, os Temas Contemporâneos Transversais são um dever das escolas, dos sistemas e redes de ensino, que devem incorporar aos currículos e às propostas pedagógicas a abordagem de tais temas, porque eles afetam a vida humana em escala local, regional e global, de forma transversal e integradora. Os TCTs estão propostos em seis macroáreas temáticas:

  • MEIO AMBIENTE: educação ambiental e educação para o consumo;
  • CIÊNCIA E TECNOLOGIA: ciência; e tecnologia;
  • ECONOMIA: trabalho; educação financeira; e educação fiscal
  • MULTICULTURALISMO:  diversidade cultural; e educação para valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras
  • SAÚDE:  saúde; e educação alimentar e nutricional
  • CIDADANIA E CIVISMO: vida familiar e social; educação para o trânsito; educação em direitos humanos; direitos da criança e do adolescente; e processo de envelhecimento, respeito e valorização do idoso.

Atentos a este debate desde antes da aprovação da BNCC, os autores da Saíra7 Editora têm pensado e preparado materiais para o mundo escolar totalmente integrados a este olhar contemporâneo e com exigências de transversalidade, para uma educação que supera limites e oferece mais alternativas às crianças e adolescentes do nosso tempo.