Como utilizar seu dinheiro, cuidar de sua saúde, usar novas tecnologias digitais, desenvolver iniciativas no mundo do trabalho, cuidar do planeta em que vive, pensar a vida nas cidades, entender e respeitar aqueles que são diferentes e quais são seus direitos e deveres…tudo isso são objetivos dos Temas Contemporâneos Transversais propostos pela Base Nacional Comum Curricular – BNCC. São assuntos que conferem aos TCTs a condição da contemporaneidade, porque estão na ordem do dia dos debates para a formação de um mundo melhor.
Por isso também são temas que podem atrair o interesse dos estudantes, porque têm relevância para o momento histórico. E são também temas que atravessam áreas de conhecimento, não estão presos a uma ou a outra, mas que, pelo contrário, ligam estas áreas e as tornam complementares, correlatas.
A transversalidade é então um agente provocador na prática pedagógica, promovendo a superação de compreensões fragmentadas da realidade, que levariam a comportamentos, movimentos e atitudes desarticuladas das reais demandas e problemas dos tempos atuais. A transversalidade é o caminho aberto para reconhecer relações de toda natureza e extrair delas o melhor para as conquistas pessoais e coletivas.

A função dos Temas Contemporâneos Transversais é contextualizar o ensino, para formar um estudante cada vez mais preparado para reconhecer a relevância dos temas e circunstâncias de seu contexto social e histórico, para uma atuação contextualizada e competente, no sentido de promoção da cidadania.
Segundo o que aponta a BNCC, os Temas Contemporâneos Transversais são um dever das escolas, dos sistemas e redes de ensino, que devem incorporar aos currículos e às propostas pedagógicas a abordagem de tais temas, porque eles afetam a vida humana em escala local, regional e global, de forma transversal e integradora. Os TCTs estão propostos em seis macroáreas temáticas:
- MEIO AMBIENTE: educação ambiental e educação para o consumo;
- CIÊNCIA E TECNOLOGIA: ciência; e tecnologia;
- ECONOMIA: trabalho; educação financeira; e educação fiscal
- MULTICULTURALISMO: diversidade cultural; e educação para valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras
- SAÚDE: saúde; e educação alimentar e nutricional
- CIDADANIA E CIVISMO: vida familiar e social; educação para o trânsito; educação em direitos humanos; direitos da criança e do adolescente; e processo de envelhecimento, respeito e valorização do idoso.
Atentos a este debate desde antes da aprovação da BNCC, os autores da Saíra7 Editora têm pensado e preparado materiais para o mundo escolar totalmente integrados a este olhar contemporâneo e com exigências de transversalidade, para uma educação que supera limites e oferece mais alternativas às crianças e adolescentes do nosso tempo.